25 de nov. de 2008

Pára que eu quero descer

Um dia desses escutei uma conversa (sem querer heim) entre meu sobrinho e seu colega, que me deixou intrigada. Os dois adolescentes estavam brincando com a palavra “menos”, um corrigia o outro sobre a utilização do feminino do termo.

Claro que todos já devem saber que “menas” não existe na Língua Portuguesa. “Menos” é palavra invariável, vale para singular, plural, masculino ou feminino. Pois é, mas o curioso é que a professora de Língua Portuguesa do meu sobrinho parece desconhecer esta regra.

Veja bem, vou repetir porque parece inconcebível: a professora que deveria ensinar gramática, literatura e afins sobre o nosso idioma – o único falado nesse país – pronuncia o termo no feminino!!!

Depois dessa, fico pensando com meus botões, como deve falar então a professora de Matemática, melhor nem imaginar, affffffff...

Nenhum comentário: