18 de abr. de 2009

Amor em segredo


A amiga Amanda me emprestou um livro que eu gostei bastante “Amor em segredo – As histórias infiéis que aprendi com meu pai”, de Sonia Rodrigues, filha do aclamado escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues. Com uma história de vida bem complexa, Sonia, uma irmã e um irmão são frutos de um relacionamento extraconjugal de Nelson Rodrigues que nunca assumiu oficialmente a paternidade.

O livro é praticamente uma autobiografia, em vários capítulos a autora comenta sobre a conturbada relação com os pais, uma mãe apaixonada e impulsiva e um pai omisso às dificuldades vividas pela família bastarda.

Gostei muito da forma como a autora descreve o amor e sua relação com esse sentimento. No capítulo intitulado “Fácil” Sonia escreve que só se interessa pelo amor que seja fácil, caloroso, generoso. “Para mim, ser intenso tem relação com facilidade. Ser fácil é muito gostoso.”

Sonia tem um estilo bem peculiar e deixa isso evidente ao revelar em seus textos os bastidores do ato de escrever e sua a relação com os personagens: “Fico feliz quando acerto a mão numa personagem como Bela, porque escrevê-la foi profético. Mal sabia eu que um ano depois eu precisaria aprender com a mulher de papel a repensar minha prática amorosa.”

Gostei do livro e recomendo!

2 comentários:

Amanda Abreu Silva disse...

Eu achei o livro corajoso. Achei a autora corajosa por expor suas feridas, medos, anseios, fragilidades, ela vai nos mostrando como se pode aprender a amar de uma maneira mais madura, importante hoje onde as regras para amar e se relacionar são cada vez mais obscuras.
Encontrei o livro me esperando num sebo aqui da cidade mesmo.

Moniky Cruz disse...

Vi que vc fez o Caminho do Sol, tenho muita vontade de fazer tb, assisti ao vídeo no you tube, mto bacana. Espero realizá-lo logo...